• Nosso blog
  • >
  • Boom no mercado imobiliário e crescimento de inadimplentes

Mercado Imobiliário

Boom no mercado imobiliário e crescimento de inadimplentes

Nelson Pizzato

21 de junho de 2022

Foto de uma construção com uma grua ao lado

Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 38,45% dos brasileiros estavam inadimplentes em abril de 2022, isso é o equivalente a 61,94 milhões de pessoas negativadas. Crescente esta, ocasionada principalmente pela alta taxa de desemprego promovida pela pandemia da Covid 19 enfrentada nos últimos dois anos. Além disso, a expansão do vírus fez com que o mundo passasse a adotar novas medidas restritivas, fazendo com que as pessoas tivessem um novo olhar para o lar, tendo em vista que para a segurança as famílias passavam maior parte do tempo em casa.
Essa valorização do mercado imobiliário, acompanhado também pela baixa do juros, a disponibilidade de crédito e uma nova perspectiva referente à moradia por conta da pandemia trouxe benefícios, mas com eles as preocupações relacionadas à também crescente inadimplência vieram à tona para proprietários e imobiliárias.

Trânsito visto de cima

Risco de inadimplentes e exclusão de brasileiros

Considerando essa alta evidente de Brasileiros inadimplentes na pandemia, em pesquisa, os números mostram que os riscos de inadimplência estimados para locações diretas entre locador e locatário podem chegar até 30%, fazendo desta alternativa a mais prejudicial para o dono do imóvel. Enquanto as locações em meios tradicionais como caução, fiador ou seguro fiança circulam na margem de 2%, entretanto, por outro lado costumam trazer dificuldades nas aprovações para inquilinos que possuem comprovações de rendas informais ou CPFs restritos.
Levando em consideração as evidências relacionadas ao desemprego que consequentemente trouxeram aumentos nas dívidas, os meios de garantias que não possuem esse olhar humanizado, tendo a moradia como algo primordial e tendo como impeditivo para aprovação essas restrições, acabam deixando de lado grande parte da população.

Acesso e Segurança

Com todo esse cenário em vista, o sistema Pague Lar veio para trazer acesso aos inquilinos e segurança aos proprietários. Com pouco mais de 3 anos de operação e uma margem de 0,6% de inadimplência, o sistema é um sucesso! Optando por utilizar a Pague Lar nas locações, os inquilinos realizam a locação sem a necessidade de caução, fiador ou seguro fiança enquanto os anunciantes alugam com total segurança. O Locador ainda conta com gestão financeira, emissão de contratos, acompanhamento mensal da cobrança e dor de cabeça zero em caso de despejo.

Política de cookies

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você pode alterar isso a qualquer tempo.

Ver política