• Nosso blog
  • >
  • Como anunciar meu imóvel gratuitamente? Sites de anuncio de imóvel gratuito

Locação imobiliária

Como anunciar meu imóvel gratuitamente? Sites de anuncio de imóvel gratuito

Nelson Pizzato

20 de setembro de 2022

  • Como anunciar meu imóvel gratuitamente?
  • Estratégias para vender ou alugar meu imóvel sem gastar nada.
  • Site para anuncio de imóvel gratuito.

Como gastar pouco para anunciar meu imóvel e ter retorno?
Quando começamos a pensar em vender ou alugar um imóvel, a primeira coisa que vem a mente é a internet, a terra da liberdade e democracia onde tudo e todos estão. Realmente quase tudo se consegue na nuvem, mas ter bons resultados é outro problema.

Vamos falar sobre alguns passos ou alternativas para conseguir não só anunciar gratuitamente como obter ótimos resultados.

O primeiro passo quando pensamos em anunciar gratuito é EMPLACAR o imóvel com faixas, cartazes ou banners identificando a intenção de negociar. “Emplacar” o imóvel pode parecer simples demais, mas é por aí que atingimos o público mais direcionado, como os vizinhos que podem ter interesse ou vão indicar o imóvel a parentes e amigos, afinal conhecem as redondezas e suas vantagens e também quem não gosta de ter pessoas conhecidas por perto, melhor do que estranhos certo. Os transeuntes que passam no local e identificam a oportunidade também já economizam parte do trabalho que é saber exatamente onde fica o imóvel que estão procurando. Não existe propaganda mais direcionada que EMPLACAR o imóvel.

O passo seguinte é ir para Internet, mas a primeira ideia é se buscar um portal de anúncios gratuito, mas é bom saber que a internet tem muito mais oportunidades a serem exploradas para mostrar sua oferta, como grupos de interesse em redes sociais, grupos de Whatssap e o Market Place do Facebook. Aliás não tenha vergonha também de anunciar nos seus perfis para que seus amigos, parente e seguidores também saibam e até indiquem a oportunidade

Por fim é hora de buscar os portais de anuncio gratuitos, e realmente existem alguns portais assim, mas é preciso saber que só conseguir anunciar não vai te trazer o retorno mínimo necessário. Alguns pontos a verificar:

  • Faça busca no Google de palavras chaves para verificar o que mais aparece na sua região, pesquise pela rua onde seu imóvel se situa e veja o que aparece, isso pode te ajudar a escolher as melhores opções.
  • Achando alguns portais, verifique se o site ou portal de anúncios é relevante na sua região? Descobrir na internet portais gratuitos que nunca ouviu falar na sua região e anunciar só por anunciar podem não ajudar muito.
  • Alguns portais são relevantes, mas anunciam de tudo, verifique se é relevante também para imóveis.
  • Qual o público esse portal atinge, é indicado para o padrão que vai anunciar. Alguns portais só trazem curiosos que perguntam muito mas não tem a mínima condições de adquirir seu produto.
  • Como é o sistema de notificação e comunicação do portal, é eficiente ou muito trabalhoso para quem vai trabalhar em multicanais? Se você vai aproveitar todas as oportunidades da internet lembre-se que acessar dezenas de portais vai ser trabalhoso, o portal tem de ter um sistema de notificação fácil.
  • Meu anuncio vai ficar relevante por quanto tempo? Os portais tradicionais só mantem seu anuncio relevante por alguns dias, depois caem no esquecimento. Quão trabalhoso é ficar renovando anúncios, isso se o portal deixa renovar? ( A OLX por exemplo só permite 1 anuncio gratuito de imóvel a cada 90 dias, sendo que no 7º dia a relevância do anuncio já é mínima)

É preciso ter em mente que todo sistema, portal, site ou canal na internet busca a monetização, ou seja para sobreviver mesmo no mundo digital é preciso rentabilizar de alguma forma e todos os mecanismos que estão ali procuram de alguma forma faze-lo. Podemos listar alguns casos:

A OLX o maior portal gratuito do país, só deixa fazer um anuncio de imóvel grátis, o segundo só pagando. Em 30 dias seu anuncio sai do ar e só volta imediatamente pagando. Após 90 dias pode-se repetir o anuncio gratuito, mas tem de fazer tudo de novo que o anuncio expirado desaparece. Um sistema que encurrala o anunciante até que esse opte por pagar o anuncio.

O Chaves-na-mão é mais regionalizado e segue a mesma receita da OLX, porem deixa 2 anúncios gratuitos. Vai graduando as formas de encurralar o anunciante conforme a relevância regional.

A Quinto andar se diz gratuito, mas é uma imobiliária digital e o contato ou inquilino ou comprador é dela.

Outro grande é o mercado livre, que publica um anuncio gratuito apenas mas não conseguiu um formato de rentabilizar diferente da OLX.

Alguns outros portais como “ Imovel.net”, “campainha” se dizem gratuitos, mas não são e só fica claro depois de cumprido todo processo de anunciar, com perda de tempo e energia.

Enfim alguns portais realmente gratuitos e ilimitados parecem existir, mas são muito pouco conhecidos, e a estratégia e ser gratuito pelo menos até que alcancem certa relevância quando finalmente possam seguir o caminho dos grandes citados acima.

O que existe de novo em anunciar gratuito é a ferramenta QUERO LAR, que uniu aspectos de uma rede social um portal de anúncios e um sistema de credito inteligente. O mecanismo de anuncio é no formato Matchmaking, ou seja no formato de uma rede de relacionamentos como o TINDER, no qual anunciante e inquilinos se encontram por afinidades, ou seja mostra o imóvel nas características que o buscador quer e definiu ao preencher seu perfil para utilizar o sistema. Por outro lado a anunciante também pode ver os perfis de buscadores adequados para as características do seu imóvel. Ambos curtem imóvel e perfil e acontece o match e a comunicação é aberta e em tempo real entre eles!

Você notou que só nessa fase vários vícios foram superados:

  • A relevância, por esse mecanismo o imóvel ideal sempre vai aparecer ao perfil certo, ou seja sempre será relevante para as pessoas certas.
  • Curiosos e inconvenientes são barrados pois tem de apresentar com um perfil e basta não ser curtido pelo anunciante para não existir a comunicação.
  • Anunciantes e Buscadores se comunicam diretamente, os perfis e anúncios não pertencem a ninguém e interagem democraticamente.
  • A rentabilização desse portal se dá pelos serviços financeiros e não pelo anuncio em si, ou seja não precisa encurralar o anunciante para monetizar.

Além dos vícios podemos citar alguns avanços do mecanismo em si.

  • A ferramenta acumula pela própria mecânica milhares de perfis que já indicam a preferência do imóvel que buscam, então quando entra um novo anuncio a ferramenta automaticamente noticia a todos esses perfis pelo aplicativo mesmo, por e-mail para os que já não estão utilizando o app e até por WhatsAap para os atuais.
  • Como a Quero Lar tem viés financeiro, os cadastros já recebem uma pré-análise financeira o que facilita a negociação e evita a perda de tempo e energia.
  • O Mecanismo Quero Lar também é o único canal que não só o buscador visualiza os imóveis, mas o Anunciante também busca perfis e efetivamente oferece seu imóvel aos mais adequados.

Espero que essas dicas lhe ajudem a fazer bons negócios e realizar muitos sonhos.

 

Cadastre agora seu imóvel na Quero Lar: o Tinder dos imóveis.

Interaja com perfis de inquilinos verificados por CPF e tenha  mais segurança na hora de alugar.

 

Política de cookies

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você pode alterar isso a qualquer tempo.

Ver política