• Nosso blog
  • >
  • Tendências do mercado imobiliário para 2020

Mercado Imobiliário

Tendências do mercado imobiliário para 2020

Nelson Pizzato

11 de fevereiro de 2020

O mercado imobiliário está com tudo! Após um longo período marcado pela crise que percorreu entre 2008 e 2014, o mercado reaqueceu e finalmente se estabilizou. 2019 foi o ano da consolidação e 2020 promete ser um ano muito quente para essa área!
Hoje trouxemos para você algumas tendências do mercado imobiliário para 2020. Confira:

Tendências mercado imobiliário

#01 Residências compartilhadas

Uma tendência que já vem em alta nos últimos anos e promete se consolidar em 2020 é a de home-sharing, a ideia de residências compartilhadas. Principalmente nas grandes metrópoles e nas cidades universitárias, a tendência é que cada vez mais jovens profissionais e universitários busquem esse modelo de residência mais humanizada, que promove o encontro com outras pessoas e também barateia o custo da moradia.

#02 Queda de juros de financiamento

Como previsto no ano passado, os juros para financiamento estão consideravelmente mais baixos, com os cortes que ocorreram na SELIC. A taxa básica de juros da economia no Brasil hoje está em 4,25% ao ano, após atingir o pico de 14,25% entre julho de 2015 e outubro de 2016. Com essa redução, a melhor época para compra de imóveis é agora! 

#03 Variedade de ofertas de crédito

Com as taxas de juros mais baixas e o mercado consolidado, o investimento nessa área tem sido bem alto. A cada dia surgem novas modalidades de oferta de crédito para facilitar quem deseja adquirir um imóvel e também o próprio governo está ampliando o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), possibilitando que mais famílias sejam beneficiadas.

#04 Sustentabilidade 

O tema sustentabilidade está em alta há um bom tempo! Mas, com as novas tecnologias que têm surgido, tem se tornado mais viável pensar em sustentabilidade atrelada à construção. No mercado imobiliário, a tendência para 2020 são imóveis já construídos pensando na redução do impacto ecológico durante a construção e também após, com tecnologias como o reaproveitamento da água da chuva e captação de energia solar. Temas como eco design e projetos eco-friendly também estarão em alta esse ano.

#05 Uso de tecnologia para negócios imobiliários

O ramo nasceu pautado em vendas, mas a tecnologia tem o alcançado promovendo facilidade nos processos. Uma tendência para 2020, é o uso total da internet e tecnologias para diversas funções atreladas ao mercado imobiliário. Como exemplo a prospecção de clientes, geração de leads e negócios, uso de chatbots para vendas, CRM com integração em portais de anúncios e até apps de vendas e aluguel.

#06 Valorização da região metropolitana

Com a alta de preços de imóveis que predominou na última década, a tendência da população foi optar pela região metropolitana da cidade. Com os anos, essas regiões valorizaram muito e se tornaram grandes cidades. Para esse ano, a tendência é que a região metropolitana das cidades não seja um plano B, mas seja a primeira opção de muita gente. Na hora de escolher seu imóvel, observe alguns fatores que influenciam na alta valorização do imóvel e da região: localização, estrutura, condomínio, comércios, escolas.
 
Essas são algumas tendências do mercado imobiliário para 2020 mas, ao longo desse ano, falaremos sobre vários outros assuntos. Continue atento!
 
Leia mais:
Quais são os melhores bairros para morar em Curitiba?
8 dicas para quem irá alugar pela primeira vez
5 dicas infalíveis para alugar um imóvel direto com o proprietário

Política de cookies

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você pode alterar isso a qualquer tempo.

Ver política